Concorrência, o que é?

concorrência

Concorrência, economicamente falando, é a rivalidade entre duas ou mais empresas do mesmo segmento para atingir determinadas metas e com isso aumentar a rentabilidade da entidade, assim como a participação no mercado e etc.  Merriam-Webster define concorrência da seguinte maneira:
-
é o esforço entre duas ou mais partes agindo cada uma de forma independente para assegurar seu negócio, oferecendo assim uma entrega mais favorável para o consumidor.
-

Qual o benefício da concorrência?

Uma das grandes vantagens da concorrência é que ela estimula as empresas a investirem nos seus produtos e/ou serviços assim como também a inovar, para poderem obter diferenciação no mercado perante seus concorrentes. Essa competição incentiva às organizações a desenvolverem novos produtos e tecnologias, dando assim novas e melhores opções para o consumidor. Outro fator importante é que quanto maior a concorrência, maior a “guerra” de preços (mas essa é considerada uma prática anticompetitiva), a não ser que exista um monopólio ou oligopólio.
-

Monopólio x Oligopólio

O monopólio se caracteriza quando algum indivíduo ou uma empresa controla a maior parte do mercado de um produto ou serviço. O maior impacto que o monopólio gera é que os mesmos conseguem controlar os preços e também excluir concorrentes diretos.

A principal diferença entre monopólio e oligopólio é que no caso do oligopólio são poucas empresas que detém a maior parte do mercado, e com isso elas conseguem controlá-lo.